16 de outubro de 2015

Grupo teatral de Sorocaba apresenta espetáculo gratuito em Uberlândia

‘História do Dito Historiadô’ resgata memórias de um tempo caipira e será encenado no domingo (01/11) às 20h no Teatro Rondon Pacheco.

A peça teatral ‘História do Dito Historiadô’, sob direção de Rodrigo Cintra, é uma obra fictícia que destaca a cultura caipira de forma lúdica, e será encenada pelo grupo sorocabano, Barracão da Vó, no dia 1º de novembro no Teatro Rondon Pacheco, às 20h, com entrada franca. 
Os interessados em assistir à sessão única e inédita na cidade devem retirar seus ingressos com uma hora de antecedência ao espetáculo na bilheteria do Teatro. 
O texto, escrito pela atriz e dramaturga Ivone Martins, é uma comédia baseada nos costumes e tradições da vida caipira paulista, mais precisamente do final do século XIX e início do século XX. Foi construído com base empesquisas e experiências da autora em sua cidade natal, Botucatu,onde cresceu ouvindo histórias e ‘causos’ de seus pais, avós e bisavós.

O despertar do porre de "curtura" do Dito
O espetáculo, que tem como referências três linguagens teatrais: o épico-narrativo, o circo-teatro e a linguagem clownesca, conta a história de um moço tratado como Dito, simples, da roça, analfabeto, mas que nutria uma grande vontade de aprender a ler e escrever. Assim, dedicou-se com afinco ao estudo, sonhando em ir para a capital. 
Para desespero de sua mãe, o aspirante a escritor sofre um “porre de cultura”, uma espécie de regressão no tempo, manifestando-se como Juca Barro. Diante disso, a mãe de Dito foi orientada por seu compadre a chamar um benzedor famoso nas redondezas. 
Eliminado o mal, Dito casa-se e parte para a capital a fim de realizar seu sonho de ser artista de rádio como cantor e declamador.

Encontro Cultural Caipira aberto ao público
Além do espetáculo, o grupo Barracão da Vó irá realizar, às 17h do dia 1º de Novembro, um ‘Encontro Cultural Caipira’, no Núcleo de Contação de História da Biblioteca Pública Municipal de Uberlândia.
De acordo com o diretor, Rodrigo Cintra, a proposta é resgatar a cultura popular caipira através da reunião de pessoas em roda para contar causos passados de geração em geração, e a de cantar músicas caipiras de raiz, como se fazia antigamente.
“A ideia é que o público participante não só ouça os nossos causos da região de Sorocaba que serão contados pelos atores, mas também conte os causos de sua cidade e região e cante junto com a gente. O público pode trazer causos que já conhecem ou que venham a pesquisar especificamente para esse encontro, que é voltado para todas as idades, assim como para violeiros e contadores de causos e histórias”, enfatiza Cintra.
Tanto o Encontro quanto à apresentação do espetáculo ‘História do Dito Historiadô’ fazem parte do projeto ‘Memórias de um Tempo Caipira’, contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014, através do qual o grupo Barracão da Vó está realizando eventos em nove cidades de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná.
E ainda: os Encontros Culturais Caipiras promovidos pelo Barracão da Vó estão sendo registrados em vídeos e fotos para a produção de um documentário sobre a diversidade de histórias do Brasil. 

Sobre o grupo Barracão da Vó
Formado em 2005, surgiu com o objetivo de praticar o exercício do ator em cena e seu diálogo com o público e sociedade. Conduzido pelos princípios do Processo Colaborativo, o grupo entende que a pesquisa focada nas potencialidades do ator e na experimentação cênica permite abraçar múltiplas linguagens estéticas e temáticas, criando um campo fértil ao trabalho investigativo. Acesse:www.facebook.com/barracaodavohttp://rcproducoesartisti.wix.com/barracaodavo

Serviço:
O quê: ‘Encontro Cultural Caipira’
Quando: 01/11/2015 (17h às 18h30)
Onde: Núcleo de Contação de História da Biblioteca Pública Municipal - Praça Cícero Macedo-Fundinho - Uberlândia (MG)
Participação gratuita

O quê: Espetáculo teatral‘História do Dito Historiadô’ com grupo Barracão da Vó (Sorocaba/SP)
Quando: 01/11/2015 (20h)
Onde: Teatro Rondon Pacheco - Rua Santos Dummont, 517 – Centro – Uberlândia (MG)
Entrada franca – retirada de ingressos na bilheteria 1h antes do espetáculo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog