24 de agosto de 2015

Trinta jovens de Uberlândia irão conhecer ações sustentáveis nesta terça (25)

Atividade faz parte do ‘Projeto Jovem Sustentável’ que, no mesmo dia, será premiado em São Paulo, durante 14º Prêmio Marketing Best Sustentabilidade. 

Foto: Douglas Luzz

O Projeto Jovem Sustentável é uma tecnologia da Fundação Alphaville e está sendo desenvolvido em Uberlândia pelo Grupo EMCANTAR, em parceria com o Instituto Algar, no Programa Transforma. 
Seu objetivo é formar líderes sociais para a multiplicação de soluções sustentáveis, através da oferta de workshops gratuitos nas áreas de Permacultura, Sustentabilidade, Coaching para Jovens, Comunicação e Uso de Mídias, Ecologia Profunda, entre outros.
Em Uberlândia, trinta jovens participam do Projeto neste semestre. 
Na próxima terça (25), eles farão uma visita guiada à ONG Ação Moradia, que é referência em empreendimentos comunitários solidários, em projetos de segurança alimentar e cidadania responsável.
De acordo com a educadora do Projeto Jovem Sustentável, Aline Miguel, a intenção da visita é apresentar aos jovens exemplos de gestão de organizações que aplicam a sustentabilidade, a economia solidária, entre outros princípios, além de ações práticas, métodos e técnicas utilizadas para reciclagem ou para produção do tijolo ecológico, por exemplo.

Mais barato, mais limpo, mais sustentável!
Para quem não sabe... o tijolo ecológico produzido na ONG Ação Moradia é menos prejudicial ao meio ambiente do que o convencional, não gasta madeira, não vai ao forno e não queima óleo diesel. É prensado com solo arenoso (85%) e cimento (11%), depois curado com água (4%) e secado naturalmente. Economiza 90% de cimento, 95% de areia, 100% de cal, 25% de ferragem, fazendo com que o custo da obra fique, em média, 35% mais barato. Não requer massa para levantar paredes, pois é de encaixe simples. Com dois furos internos, permitem instalações elétricas, eliminando necessidade de quebrar paredes. Além disso, seu uso permite redução de resíduos na obra, e sua produção segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, passando por testes de resistência à compressão e absorção de água.

Enquanto isso em São Paulo...
No mesmo dia em que os participantes do ‘Jovem Sustentável’ visitam a ONG Ação Moradia em Uberlândia, a Fundação Alphaville será premiada por este Projeto em São Paulo no 14° Prêmio Marketing Best Sustentabilidade, que tem o objetivo estimular, reconhecer, premiar e difundir exemplos de ações empresariais sustentáveis. 

Sobre a Fundação Alphaville
Pautada por quatro eixos de atuação (Resgate Histórico e Cultural, Movimento Pró-Consenso, Conservação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário), atua há 15 anos como referência em desenvolvimento comunitário e geração de renda, com projetos desenvolvidos de forma a respeitar os talentos produtivos e tendências de cada localidade. Possui ações nas cinco regiões do Brasil, mais de 100 projetos desenvolvidos que beneficiaram mais de 180 mil pessoas.

Sobre EMCANTAR
Há 18 anos trabalha com Arte e Educação. Na vertente educacional, já envolveu mais de 30 mil pessoas em projetos de formação ligados ao meio ambiente, sustentabilidade, cultura e artes. Na vertente artística, já lançou cinco álbuns: EMCANTAR (1999), MUTIRÃO (2003), PARANGOLÉ (2009), ESCUTATÓRIA (2012) e ENTREDENTES (2013), e realizou mais de 800 apresentações para mais de 250 mil pessoas de diversas cidades do Brasil. Acesse: www.emcantar.org

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à  comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São quatro programas sociais* que juntos chegam a 24 cidades, 70 escolas, 3.400 alunos, 200 educadores e a participação voluntária de 800 associados da Algar. (*Dados referentes a 2014). Dentre eles, o Programa Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental e médio realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.

Serviço:
O quê: Trinta jovens de Uberlândia irão conhecer ações sustentáveis na próxima terça (25) 
Quando: 25 de Agosto das 14h30 às 16h
Onde: ONG Ação Moradia - Rua Canoas nº 181, Morumbi – Uberlândia (MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog