14 de agosto de 2015

Crianças participam de Oficina de Quadrinhos nesta segunda (17) e terça (18)

‘Aniversário de Uberlândia’ será tema do trabalho.

Foto: Douglas Luzz

 Vinte alunos de escolas públicas e de instituições comunitárias do setor leste de Uberlândia irão participar nos próximos dias 17 e 18 de Agosto de um workshop de quadrinhos gratuito, com o ilustrador e arte-educador, Hugo Oliveira, do estúdio Hugo Criativo.
A atividade extra irá integrar a programação das ‘oficinas de criação literária’, que são oferecidas à crianças e adolescentes de 06 e 14 anos, no Clube Cesag – bairro Alvorada.
Segundo o ilustrador, o Aniversário de Uberlândia será a temática para o trabalho com as crianças. “Teremos dois momentos: no 1° dia, os alunos serão convidados à criação de personagens e ao desenvolvimento do universo da história; no 2° dia partiremos para o desenho da história em quadrinhos”, adianta.
Para a arte-educadora do EMCANTAR, Aline Caixeta, é sempre muito bom receber profissionais de fora que atuam e têm o reconhecimento do mercado. “O contato com estes profissionais incentiva ainda mais o gosto dos alunos pela literatura”, afirma.
Além disso, estas crianças já participaram de workshops de escrita e ilustração. “Tudo com o objetivo de enriquecer ainda mais o trabalho que irá culminar no lançamento de um livro escrito e ilustrado por elas em Novembro”, conta Aline Caixeta.

Serviço:
O quê: Workshop de Quadrinhos
Quando: segunda (17) e terça (18) das 14h às 16h
Local: Clube Cesag - Rua Augusta de Moraes, nº 04, bairro Alvorada, Uberlândia (MG)

Mais sobre o Projeto ‘Tecnologia Escutatória’
As oficinas de criação literária fazem parte do Projeto “Tecnologia Escutatória”, que atende cerca de 200 alunos da rede pública de ensino, em sua maioria do setor leste de Uberlândia (MG). São oficinas nas linguagens artísticas de audiovisual e literatura, que acontecem às terças-feiras das 14h às 16h, e às terças, quartas e quintas, das 8h30 às 10h30, no Clube Cesag, bairro Alvorada, em parceria com o Programa Transforma, do Instituto Algar. São viabilizadas pela lei estadual de incentivo à cultura de Minas Gerais.

Mais sobre o EMCANTAR
É um grupo que há 18 anos trabalha com Arte e Educação. Na vertente artística, já lançou cinco álbuns: EMCANTAR (1999), MUTIRÃO (2003), PARANGOLÉ (2009), ESCUTATÓRIA (2012) e ENTREDENTES (2013). Além disso, realizou mais de 800 apresentações para mais de 250 mil pessoas de diversas cidades do Brasil, e acaba de retornar dos Estados Unidos, onde fez sua primeira apresentação internacional.
Na área educacional, desenvolve projetos de formação em artes, cultura e meio ambiente, através dos quais já envolveu mais de 30 mil pessoas, especialmente, educadores, crianças e adolescentes de regiões periféricas. Para saber mais, acesse: www.emcantar.org

Mais sobre o Instituto Algar

A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 24 cidades, 70 escolas, 3.400  alunos, 200 educadores e a participação voluntária de 800 associados da Algar. (*Dados referentes a 2014). Dentre eles, o Programa Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental e médio realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog