9 de junho de 2015

Uberlândia sedia I Conferência de Povos Tradicionais de Matriz Africana do Triângulo Mineiro

Evento é aberto à participação pública e acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de Junho na Universidade Federal de Uberlândia.
Programação 
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) sedia nos dias 11, 12 e 13 de Junho a I Conferência de Povos Tradicionais de Matriz Africana do Triângulo Mineiro. 
Estarão em pauta assuntos como a Lei 21.147, que institui a Política Estadual para o Desenvolvimento dos Povos e Comunidades Tradicionais de Minas Gerais, além do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.
Segundo uma das organizadoras do evento, a coordenadora de Articulação Política de Minas Gerais e Yalorixá, Cristina Ifátoki, o principal objetivo da conferência é avaliar programas e ações do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, que foi instituído em 2013 e reúne um conjunto de políticas públicas que buscam a garantia de direitos, a proteção do patrimônio cultural e da tradição africana no Brasil, além do enfrentamento à extrema pobreza com ações emergenciais e de fomento à inclusão social produtiva e desenvolvimento sustentável. 
“Buscamos com esse encontro histórico, em Uberlândia, a reformulação, o fortalecimento e elaboração de novas políticas públicas, além de sensibilizar as pessoas e a comunidade para o atual momento político do País”, destacou a coordenadora. 
Os resultados do evento serão apresentados em Setembro de 2015 à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, órgão do governo federal responsável pela elaboração e execução do Plano, cujo um dos representantes estará presente em Uberlândia nos próximos dias para participação na Conferência.

Programação:
11/06 –15h às 18h - Oficinas de Torsos, Amarrações e Indumentárias: O papel da vestimenta na construção da identidade visual da juventude negra.
Onde: Bloco 5OA sala 204
12/06 – Abertura do evento - 19h30 – Anfiteatro 5S
13/06 – Grupos de Trabalho – Salas 50A 200, 201 e 202 - das 8h às 18h
Onde: Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica 
Evento aberto ao público

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog