19 de junho de 2015

Professores da rede pública participam de Projeto de Educação Sustentável

No próximo sábado (20), eles irão visitar Córrego Buritis, Galpão de Recicladores e Incubadora da UFU.

Oficina com Educadores - EMCANTAR - (Foto: Douglas Luzz)
O meio ambiente grita por socorro. As ações humanas de degradação deixam rastros por todos os cantos: os rios que eram abundantes hoje possuem níveis baixos ou estão secos, animais silvestres perdem seu habitat e muitas vezes invadem as metrópoles, florestas desaparecem, o ar está poluído e o aquecimento global cada vez maior. 
Você já deve ter ouvido falar disso e sabe que a necessidade de conservação do meio ambiente é assunto urgente. O que você não deve ter ouvido falar ainda é sobre o Projeto Educador Sustentável da Fundação Alphaville que teve início nesta semana em Uberlândia.
As oficinas do Projeto, que são voltadas para educadores da rede pública de ensino e ministradas pelo EMCANTAR, visam fornecer capacitação de qualidade aos nossos professores para que se transformem em multiplicadores de ideias sustentáveis para as futuras gerações.
As atividades do Projeto acontecerão até 27 de Junho na Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek, totalizando 40 horas de capacitação gratuitas e distribuídas em oito encontros. 

Aliando teoria e prática
Os conteúdos dos encontros incluem discussões sobre políticas públicas voltadas ao meio ambiente, sustentabilidade e conseqüências do uso irracional dos recursos naturais do planeta, e ainda trabalhos de campo.
No próximo sábado (20), o grupo de 30 professores que participam das oficinas farão visitas à nascente do córrego Buritis, ao galpão dos catadores de recicláveis e à Incubadora da UFU – Universidade Federal de Uberlândia. 
De acordo com a coordenadora-geral do EMCANTAR, Ana Paula Rabelo, responsável pelas oficinas do Projeto Educador Sustentável, essa é uma oportunidade que dará aos educadores a chance de ampliarem sua visão e disseminarem novos valores para seus alunos.
"É preciso mudar a maneira de ser e estar no mundo e compartilhar isso. O pensamento da maioria sobre o lixo, por exemplo, é de que o que sai da minha casa já não é mais problema meu. Essa mentalidade tem que ser diferente porque somos responsáveis por tudo que consumimos e quanto mais consumo mais lixo produzimos. O professor é formador de opinião, enquanto profissional precisa refletir sobre suas próprias ações”, enfatiza Rabelo.
Serviço:
O quê: Oficinas do Projeto Educador Sustentável 
Quando: 15 a 27 de Junho
Onde: Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek - Praça Durval Gomes Xavier, nº 275, no bairro Aclimação, Uberlândia (MG)
ENTENDENDO O CICLO DO LIXO: VISITAS A SEREM REALIZADAS PELOS EDUCADORES 
Quando: sábado (20/06) das 8h às 12h
Onde: Galpão de Recicláveis / Incubadora UFU / Córrego Buritis 

Mais sobre EMCANTAR
É um grupo que há 18 anos trabalha com Arte e Educação. Em sua vertente artística, lançou cinco álbuns: EMCANTAR (1999), MUTIRÃO (2003), PARANGOLÉ (2009), ESCUTATÓRIA (2012) e ENTREDENTES (2013). Além disso, já realizou mais de 800 apresentações para mais de 250 mil pessoas de diversas cidades do Brasil, e acaba de retornar dos Estados Unidos, onde fez sua primeira apresentação Internacional.
Na área educacional, vem desenvolvendo, de forma excepcional, projetos de formação em artes, cultura e meio ambiente, através dos quais já envolveu mais de 30 mil pessoas, especialmente, educadores, crianças e adolescentes de regiões periféricas. Para saber mais, acesse: www.emcantar.org

Sobre a Fundação Alphaville
Criada em 2000, a Fundação Alphaville completa 15 anos com ações espalhadas nas cinco regiões do Brasil. Juntos, os mais de 100 projetos já beneficiaram mais de 180 mil pessoas e elevaram a autoestima de comunidades locais, formaram grupos de geração de renda e resgataram histórias, dignidade, sorrisos e esperança.
Pautada por quatro eixos de atuação (Resgate Histórico e Cultural, Movimento Pró-Consenso, Conservação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário), a Fundação atua para transformar o mundo por meio de ideias inovadoras e é uma referência em desenvolvimento comunitário e geração de renda, com projetos desenvolvidos de forma a respeitar os talentos produtivos e tendências de cada localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog