22 de junho de 2015

Oficinas de criação literária encerram semestre com workshop de ilustração

Atividade será voltada para cerca de 100 crianças da rede pública de ensino e acontecerá na próxima terça (23), quarta (24) e quinta (25) no bairro Alvorada em Uberlândia (MG).


Durante o primeiro semestre de 2015, dezenas de crianças dos bairros Morumbi, Alvorada, Joana Darc, Esperança, Celebridade, Dom Almir e Aclimação frequentaram semanalmente, no contraturno escolar, oficinas de criação literária promovidas pelo EMCANTAR, em parceria com o Programa Transforma do Instituto Algar.
Neste período, os participantes, que tem entre 06 e 14 anos, tiveram oportunidade de vivenciar diversas atividades, como: workshops de escrita, com a professora e escritora Cleusa Bernardes, passeio à Biblioteca Municipal, e agora, para encerrar o semestre, irão participar de um workshop de ilustração, com o arte-educador do EMCANTAR, Pablo Mendonça.
Segundo a arte-educadora do EMCANTAR, responsável pelas oficinas de criação literária, Aline Caixeta, o objetivo desse workshop é complementar as atividades de escrita desenvolvidas com os alunos, os quais têm o desafio de lançar um livro no final do ano. “Algumas produções que irão fazer parte do livro já podem ser vistas no blog ideiasincontidas.blogspot.com”, conta Caixeta.
Durante o workshop de ilustração, as crianças serão estimuladas a se lançar em um exercício criativo, focado no desenvolvimento de imagens para os textos já produzidos. “É muito interessante ver o desempenho de crianças desta faixa etária durante a atividade artística prática, pois elas conseguem se organizar diante de diversas técnicas, e dar forma e cor às suas ideias, em pouco tempo”, comenta Pablo Mendonça, que será responsável por esta atividade com as crianças.
Depois do workshop de ilustração, as oficinas de criação de literária passarão por um recesso equivalente às férias escolares de Julho, retornando em Agosto, quando as crianças darão continuidade ao processo de criação do livro.

Serviço:
O quê: Workshop de Ilustração para crianças do setor leste
Quando: terça (23) das 08h30 às 10h30 e das 14h às 16h // quarta (24) e quinta (25) das 08h30 às 10h30
Local: Clube Cesag - Rua Augusta de Moraes, nº 04, bairro Alvorada, Uberlândia (MG)

Sobre o Projeto ‘Ideias Incontidas’
As oficinas de criação literária fazem parte do Projeto ‘Ideias Incontidas’, que atende cerca de 100 alunos da rede pública de ensino, em sua maioria do setor leste de Uberlândia (MG). As oficinas acontecem as terças-feiras das 14h às 16h, e as terças, quartas e quintas, das 8h30 às 10h30, no Clube Cesag, bairro Alvorada, em parceria com o Programa Transforma, do Instituto Algar, e são viabilizadas pela lei federal de incentivo à cultura. 

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 24 cidades, 70 escolas, 3.400  alunos, 200 educadores e a participação voluntária de 800 associados da Algar. (*Dados referentes a 2014). Dentre eles, o Programa Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental e médio realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.

Sobre o EMCANTAR
É um grupo que há 18 anos trabalha com Arte e Educação. Em sua vertente artística, lançou cinco álbuns: EMCANTAR (1999), MUTIRÃO (2003), PARANGOLÉ (2009), ESCUTATÓRIA (2012) e ENTREDENTES (2013). Além disso, já realizou mais de 800 apresentações para mais de 250 mil pessoas de diversas cidades do Brasil, e acaba de retornar dos Estados Unidos, onde fez sua primeira apresentação Internacional.
Na área educacional, vem desenvolvendo, de forma excepcional, projetos de formação em artes, cultura e meio ambiente, através dos quais já envolveu mais de 30 mil pessoas, especialmente, educadores, crianças e adolescentes de regiões periféricas. Para saber mais, acesse: www.emcantar.org



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog