29 de junho de 2015

Mulheres empreendedoras conquistam cada vez mais espaço no mercado

Conheça um pouco da história bem sucedida de duas irmãs que se lançaram em um negócio predominantemente masculino.

Foto: Divulgação 
O Brasil possui hoje cerca de cinco milhões e meio de mulheres empreendedoras. É o que revelou recentemente estudo inédito da Serasa Experian. 
Isso significa que, em nosso País, 43% dos donos de negócios são do sexo feminino, e que do total de empresas ativas, 30% tem mulheres como sócias. 
“Um avanço muito grande, conquistado por uma luta história pela igualdade de gênero”, avalia a filósofa, artista e empresária, Maíra de Ávila, que é sócia da Alumiar Geradores, empresa de locação de geradores de energia com atuação em Minas Gerais, Goiás e São Paulo.
Outro dado interessante revelado pelo estudo da Serasa Experian é que do total de empreendedoras do Brasil, 73% são sócias de micro ou pequenas empresas. O percentual sobe para 98,5% quando contabilizadas, também, as empresas do tipo Micro Empreendedor Individual (MEI). Mais de 1,3 milhão de mulheres brasileiras são sócias de MEI. Por outro lado, apenas 0,2% das mulheres empreendedoras do Brasil são sócias de grandes empresas.
Na opinião da sócia-proprietária da Alumiar Geradores, isso demonstra que há mais o que avançar. “Ainda existem muitas diferenças salariais e preconceito em relação à capacidade da mulher. Mas, o interessante é que nossa época possibilita o debate e, seguimos avançando, demonstrando o quanto a visão da mulher agrega às empresas e organizações, garantindo com isso um crescimento não só dos negócios, mas da sociedade, das condições de vida das pessoas”, ressalta Maíra.

Perfil da mulher empreendedora mescla ousadia e prudência
A Alumiar Geradores conta com mais uma mulher em seu comando: Mariane de Ávila, irmã de Maíra. Quando questionada sobre o perfil da mulher empreendedora, Mariane afirma que ousadia em correr riscos é fundamental: “Há sempre um toque de ousadia e
m quem se lança a empreender. E isso deve ser feito também com prudência, é claro”.
Juntas, as duas mulheres enfrentam ainda os desafios de um negócio ligado a um ramo predominantemente masculino. No entanto, Mariane revela que a decisão pelo negócio foi bem calculada. “Já fomos muitas vezes surpreendidas com elogios sobre detalhes da empresa que são características de uma visão feminina. Principalmente, com relação à criatividade e sensibilidade no atendimento que, nesse ramo, não é comum. É justamente isso que nos diferencia no mercado”, afirma.

Mais sobre Alumiar Geradores – www.alumiargeradores.com.br
Empresa com sede em Araguari (MG) e atuação em todo o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, interior de Goiás e São Paulo. Possui equipamento destinado à locação para eventos, obras  de construção civil, empresas e no atendimento emergencial, com baixo nível de ruído, adequando-se ao perímetro urbano e às necessidades dos clientes, que podem ser operações de emergência, utilização em horários de sobrecarga, eventos e ações pontuais em geral, com Grupo Gerador, linha diesel, potência de 20 a 260KVA, silenciado, trifásico. Em sua trajetória, soma atendimentos a importantes eventos, como: transmissão de jogos do ‘Praia Clube’ de Uberlândia para TV em rede nacional; espetáculos, como ‘Causos e Violas das Gerais’ e ‘Minas ao Luar’ do SESC MG; eventos corporativos de grande porte; festas como ‘Audi Connection’; e shows sertanejos como o de Luan Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog