26 de junho de 2015

EMCANTAR encerra oficinas de artes cênicas neste 1º semestre do ano

Atividades serão retomadas em Agosto, quando 240 crianças e adolescentes do setor leste de Uberlândia irão realizar 15 apresentações em escolas públicas e espaços culturais da cidade.

Foto: Douglas Luzz

Acontecem, nesta semana, as últimas atividades do semestre, relacionadas às oficinas de artes cênicas, desenvolvidas pelo EMCANTAR, em parceria com o Programa Transforma, em Uberlândia.
Após o recesso, que acompanha as férias escolares, o trabalho envolvendo 240 alunos de escolas públicas dos bairros Morumbi, Alvorada, Joana D’arc, Celebridade, Dom Almir e Aclimação, será retomado em Agosto.
A arte-educadora do EMCANTAR, Luciene Andrade, responsável pelas oficinas, conta que neste ano os participantes foram divididos em oito turmas: duas delas compostas por alunos que já participavam de oficinas do EMCANTAR em anos anteriores, e seis turmas de alunos iniciantes.
“Ao longo desse 1º semestre, com os novatos, trabalhamos jogos teatrais e tradicionais com montagem de cenas, além de repertório musical ligado às cantigas de roda e músicas de brincadeiras, através do qual é possível ensinar conceitos básicos, como ritmo e andamento. Já nas turmas de continuidade, realizamos a criação de cenas com jogos teatrais mais avançados, arranjos musicais com divisão de vozes, ritmo composto etc”, explica Luciene.
Segundo a arte-educadora do EMCANTAR, no início do segundo semestre, o trabalho será focado no término da produção de dois espetáculos que serão apresentados pelas crianças em 15 locais, entre escolas públicas e espaços culturais da cidade.
“Além disso, faremos uma apresentação grandiosa no ‘Alvorada Cultural’, em Novembro, a fim de mostrar para a comunidade, especialmente, para os familiares das crianças, os resultados do trabalho realizado ao longo do ano”, acrescenta.

Mais sobre o Projeto ‘Oficinas de Artes Cênicas’
Projeto para formação cultural em artes cênicas (teatro e música), apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Algar e desenvolvido pelo EMCANTAR, em parceria com o Programa Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Oferece oficinas de vivência e criação em artes cênicas para 240 alunos do ensino fundamental do setor leste de Uberlândia (MG). O resultado do trabalho poderá ser conferido nas 15 apresentações que serão realizadas pelos participantes em escolas públicas e espaços culturais da cidade no segundo semestre de 2015. 

Sobre o EMCANTAR
É um grupo que há 18 anos trabalha com Arte e Educação. Em sua vertente artística, lançou cinco álbuns: EMCANTAR (1999), MUTIRÃO (2003), PARANGOLÉ (2009), ESCUTATÓRIA (2012) e ENTREDENTES (2013). Além disso, já realizou mais de 800 apresentações para mais de 250 mil pessoas de diversas cidades do Brasil, e acaba de retornar dos Estados Unidos, onde fez sua primeira apresentação Internacional.
Na área educacional, vem desenvolvendo, de forma excepcional, projetos de formação em artes, cultura e meio ambiente, através dos quais já envolveu mais de 30 mil pessoas, especialmente, educadores, crianças e adolescentes de regiões periféricawww.emcantar.org
s. Para saber mais, acesse:

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 24 cidades, 70 escolas, 3.400  alunos, 200 educadores e a participação voluntária de 800 associados da Algar. (*Dados referentes a 2014). Dentre eles, o Programa Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental e médio realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog