12 de junho de 2015

Crianças compõem “livro-bolso” em workshop de criação literária

Foto: Divulgação
Alunos da rede pública de ensino que frequentam as oficinas de criação literária desenvolvidas pelo EMCANTAR no setor leste de Uberlândia, participaram nesta semana de mais um workshop com a escritora, Cleusa Bernardes.
O propósito do trabalho foi o de aguçar a imaginação das crianças por meio de exercícios práticos, além de exercitar a escrita. 
“Os participantes foram estimulados a criar frases usando algumas figuras de linguagem, como antíteses e catacreses, que são definidas como recursos não convencionais que o escritor ou falante usa para dar mais expressividade à sua mensagem”, explicou Cleusa Bernardes.
As atividades, que aconteceram nos dias 09, 10 e 11 de Junho, no Clube Cesag, no bairro Alvorada, resultaram na criação de um “livro-bolso”, composto por ilustrações e poemas produzidos pelos próprios alunos. 
“Criei um livrinho artesanal, de bolso, feito com uma folha A4, dobrada e costurada na máquina. Durante o workshop os alunos puderam fazer ilustrações e escreveram poemas para o livro”, detalhou Bernardes.
Para a arte-educadora do EMCANTAR, responsável pelas oficinas de criação literária, Aline Caixeta, os alunos que participaram do workshop tiveram um aproveitamento excelente. “Eles produziram uma grande quantidade de textos e com muita qualidade”, contou Caixeta.
Essas e outras produções podem ser acompanhadas pelo blog ideiasincontidas.blogspot.com

Sobre o Projeto ‘Ideias Incontidas’
As Oficinas de Criação Literária fazem parte do Projeto ‘Ideias Incontidas’, que atende cerca de 100 alunos da rede pública de ensino, em sua maioria do setor leste de Uberlândia (MG). As oficinas acontecem às terças-feiras das 14h às 16h e as terças, quartas e quintas, das 8h30 às 10h30, no Clube Cesag, em parceria com o Programa Transforma, do Instituto Algar, e viabilizado pela lei federal de incentivo à cultura de Minas Gerais. 

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais vol
tados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 24 cidades, 70 escolas, 3.400  alunos, 200 educadores e a participação voluntária de 800 associados da Algar. (*Dados referentes a 2014). Dentre eles, o Programa Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental e médio realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.

Sobre o EMCANTAR
É um grupo que há 18 anos trabalha com Arte e Educação. Em sua vertente artística, lançou cinco álbuns: EMCANTAR (1999), MUTIRÃO (2003), PARANGOLÉ (2009), ESCUTATÓRIA (2012) e ENTREDENTES (2013). Já realizou mais de 800 apresentações para mais de 250 mil pessoas de diversas cidades do Brasil, e acaba de retornar dos Estados Unidos, onde fez sua primeira apresentação Internacional.
Na área educacional, vem desenvolvendo de forma excepcional projetos de formação em artes, cultura e meio ambiente, através dos quais já envolveu mais de 30 mil pessoas, especialmente, educadores, crianças e adolescentes de regiões periféricas. Para saber mais, acesse: www.emcantar.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog