8 de junho de 2015

Alunos da rede pública participam de workshop de cinema

Atividades acontecerão nos dias 09, 10 e 11 de Junho para cerca de 100 crianças e adolescentes.

Foto: Douglas Luzz

Nos próximos dias, estudantes dos bairros Morumbi, Alvorada, Joana Darc, Esperança, Celebridade, Dom Almir e Aclimação, que participam das oficinas de audiovisual realizadas pelo EMCANTAR em Uberlândia, terão a oportunidade de ter contato direto com dois reconhecidos profissionais da área, os cineastas Guilherme Lopes e Iara Magalhães.
Segundo a arte-educadora do EMCANTAR, Aline Miguel, o objetivo do trabalho é contribuir diretamente para o desenvolvimento humano dessas crianças e adolescentes, através da ampliação do seu repertório cultural e de vivência artística coletiva. 
“No workshop com os cineastas, os alunos terão contato direto com profissionais da área, o que permite uma troca de experiência mais direta e rica”, afirma Miguel.
Para a adolescente, Adélia Maria, que participa das oficinas de audiovisual semanalmente no Clube Cesag, o workshop é uma oportunidade bastante interessante. “O que aprendo me ajuda muito na escola, principalmente, quando tenho que produzir algum texto”, destaca.
Durante o workshop com os cineastas, os participantes irão aprender sobre linguagens utilizadas na produção cinematográfica, como construir roteiros de vários gêneros, e ainda sobre planos de enquadramento. “As atividades serão bastante práticas e dinâmicas, e irão culminar na produção de um curta-metragem”, acrescenta a arte-educadora do EMCANTAR.

Sobre o Projeto Tecnologia Escutatória
As oficinas de audiovisual fazem parte do Projeto Tecnologia Escutatória, que atende cerca de 240 alunos da rede pública de ensino, em sua maioria do setor leste de Uberlândia (MG), e que são divididos em turmas de audiovisual e criação literária. 
As oficinas de audiovisual acontecem as terças, quartas e quintas das 08h30 às 10h30 e das 14h às 16h, no Clube Cesag, bairro Alvorada, e terão como resultado uma mostra de vídeos pública que será realizada no fim do ano. O trabalho também poderá ser conferido no blog www.tecnologiaescutatoria.blogspot.com.br. O projeto é desenvolvido pelo EMCANTAR, em parceria com o Programa Transforma, do Instituto Algar, por meio da lei estadual de incentivo à cultura de Minas Gerais. 

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 24 cidades, 70 escolas, 3.400  alunos, 200 educadores e a participação voluntária de 800 associados da Algar. (*Dados referentes a 2014). Dentre eles, o Programa Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental e médio realizando ações de Educação Integ
ral no contra turno escolar.

Sobre o EMCANTAR
É um grupo que há 18 anos trabalha com Arte e Educação. Em sua vertente artística, já lançou cinco álbuns: EMCANTAR (1999), MUTIRÃO (2003), PARANGOLÉ (2009), ESCUTATÓRIA (2012) e ENTREDENTES (2013), e realizou mais de 800 apresentações para mais de 250 mil pessoas de diversas cidades do Brasil. Na área educacional, vem desenvolvendo de forma excepcional projetos de formação em artes, cultura e meio ambiente, através dos quais já envolveu mais de 30 mil pessoas, especialmente, educadores, crianças e adolescentes de regiões periféricas. Acesse: www.emcantar.org

Serviço:
O quê: Workshop de cinema para 120 alunos da rede pública de Uberlândia
Quando: 09/06 – das 08h30 às 10h30 
                10/06 - das 08h30 às 10h30 
                11/06 - das 14h às 16h
Onde: Clube Cesag – Rua Maria Augusta de Moraes, nº 04 – bairro Alvorada – Uberlândia (MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog