19 de maio de 2015

‘Oficinas de Criação Literária’ homenageia cultura afro-brasileira

Alunos do setor leste de Uberlândia irão participar de workshop com a escritora, Cleusa Bernardes, nesta terça (19).


O projeto ‘Oficinas de Criação Literária’, realizado pelo EMCANTAR, em parceria com o Programa Transforma, do Instituto Algar, promove nesta terça-feira (19) workshop de escrita literária para alunos da rede pública de ensino que frequentam as atividades do Projeto.
Durante o evento, que acontecerá no Clube Cesag, no bairro Alvorada, os alunos poderão exercitar sua escrita e ainda aprender novas técnicas. O workshop será ministrado pela escritora Cleusa Bernardes, que já participou de outros projetos de escrita literária promovidos pelo EMCANTAR, auxiliando, inclusive, na publicação de livros como o ‘Ideias Incontidas – Volume III’, que contêm produções de estudantes. 
“Os alunos que participarão do workshop têm entre 12 e 14 anos e estão mais avançados nos estudos literários. Eles fazem parte de turmas que participam dos projetos sociais do EMCANTAR há dois ou três anos”, explica a arte-educadora do Projeto, Aline Caixeta.
Segundo ela, o objetivo das atividades propostas é aguçar a criatividade dos alunos para se aventurarem no mundo literário. “Eles vão além das leituras e começam a criar espontaneamente. A partir de conteúdos das oficinas semanais, como figuras de linguagem e gêneros da literatura, os participantes vão se sentindo à vontade para escrever seus próprios textos”, conta a arte-educadora. 
Outros encontros entre os alunos do Projeto e a escritora, Cleusa Bernardes, ocorrerão ainda durante os meses de maio e junho.

127 anos da Abolição da Escravatura
Aline Caixeta conta que no mês de Abril os alunos do Projeto estudaram o texto ‘Terceira Margem do Rio’, de Guimarães Rosa, e o poema ‘Navio Negreiro’, de Castro Alves.  “Em homenagem aos 127 anos da Abolição da Escravatura, os alunos estavam discutindo a questão do racismo e suas consequências na sociedade brasileira”, acrescenta Caixeta. 
Para dar continuidade às discussões, o workshop com Cleusa Bernardes desta terça (19) trará a temática: neologismo de palavras da cultura afro-brasileira, e será uma atividade bastante prática. 
“Para chamar a atenção dos jovens, as atividades precisam ser diferenciadas. É a ideia de criação mesmo, com foco na produção. Deixamos os meninos produzirem com lápis e papel na mão e incentivá-los é muito importante para deixá-los confiantes e obtermos um bom resultado”, afirma Caixeta.

Workshops de ilustração
Além de encontros para exercitar a escrita literária, o Projeto prevê workshops de ilustração com o artista, Pablo Mendonça. Nos encontros, os participantes aprendem técnicas de desenho e liberam a criatividade para compor os personagens e cenários do livro que será produzido ainda esse ano.


Sobre o Projeto ‘Ideias Incontidas’
Atende cerca de 100 alunos da rede pública de ensino, em sua maioria do setor leste de Uberlândia (MG). As oficinas acontecem às terças-feiras das 14h às 16h e as terças, quartas e quintas, das 8h30 às 10h30, no Clube Cesag, em parceria com o Programa Transforma, do Instituto Algar, e viabilizado pela lei estadual de incentivo à cultura de Minas Gerais. Com o objetivo de estimular a vivência e a criação artísticas, as oficinas de criação literária resultarão em um livro ao final do ano. Algumas produções dos alunos podem ser acompanhadas pelo blog: ideiasincontidas.blogspot.com

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 24 cidades, 70 escolas, 3.400  alunos, 200 educadores e a participação voluntária de 800 associados da Algar. (*Dados referentes a 2014). Dentre eles, o Programa Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental e médio realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.

Sobre o EMCANTAR
É um grupo que há 18 anos trabalha com Arte e Educação. Em sua vertente artística, já lançou cinco álbuns: EMCANTAR (1999), MUTIRÃO (2003), PARANGOLÉ (2009), ESCUTATÓRIA (2012) e ENTREDENTES (2013). Realizou mais de 800 apresentações para mais de 250 mil pessoas de diversas cidades do Brasil. 
Na área educacional, vem desenvolvendo de forma excepcional projetos de formação em artes, cultura e meio ambiente, através dos quais já envolveu mais de 30 mil pessoas, especialmente, educadores, crianças e adolescentes de regiões periféricas. Para saber mais, acesse: www.emcantar.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog