26 de maio de 2015

Como economizar energia?

Em 29 de Maio, comemora-se o Dia Mundial da Energia, uma ótima data para refletir sobre consumo consciente.


Você sabia que, com a instalação de um aquecedor solar de 200 litros em uma casa, é possível gerar uma economia de cerca de R$ 1 mil por ano, considerando-se uma média de cinco banhos de oito minutos diários?
De acordo com a engenheira da PDCA ENGENHARIA, Amanda Oliveira, o sistema de aquecimento solar para uma residência é simples, composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (boiler).
“As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol captado por elas é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações. Já o reservatório térmico, também conhecido por boiler, é um recipiente para armazenamento da água aquecida. São cilindros de cobre, inox ou polipropileno, isolados termicamente com poliuretano expandido sem CFC, que não agride a camada de ozônio”, explica.
Ainda segundo a engenheira, o reservatório térmico do aquecedor solar é alimentado pela caixa de água fria, que o mantêm sempre cheio. A água circula entre os coletores e o reservatório térmico através de um sistema natural chamado sifão. 
“Nesse sistema, a água dos coletores fica mais quente e, portanto, menos densa que a água no reservatório. Assim a água fria “empurra” a água quente gerando a circulação”, acrescenta Amanda.

Redução de até 40% 
Em Uberlândia, os futuros moradores do Residencial Monte Hebron, que está em construção no setor sudoeste da cidade pela PDCA ENGENHARIA, contarão com o sistema de aquecimento solar. Ao todo, serão mais de mil casas e uma redução de até 40% no consumo de energia de cada uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog