25 de maio de 2015

120 alunos participam de ‘workshop de expressão cênica’ a partir de terça (26)

Atividade faz parte das oficinas de audiovisual realizadas pelo EMCANTAR em Uberlândia (MG) e tem o objetivo de, para além da vivência cinematográfica, auxiliar no desenvolvimento de posturas diante dos desafios do cotidiano.
Oficina de Áudio-Visual (Foto: Douglas Luzz)

O que é falar? Para o dicionário Aurélio, o significado de falar é “dizer palavras” e isso nos remete a produzi-las por meio de sons. O que o dicionário não ensina é que essa não é a única forma de falar. O corpo humano também fala. As expressões corporais contêm significados e são importantes formas de comunicação. 
Com o objetivo de propor uma reflexão sobre a importância da percepção corporal no cotidiano, 120 alunos que frequentam oficinas de audiovisual promovidas pelo EMCANTAR, em parceria com o Programa Transforma do Instituto Algar, terão oportunidade de participar, nos dias 26, 27 e 28 de maio, de workshop de Expressão Cênica, que será ministrado pela atriz e diretora de Teatro e TV e arte-educadora, Luciene Andrade. 
Durante o workshop, serão propostos aos participantes jogos teatrais dramáticos e tradicionais para despertar a criatividade e complementar as ações já realizadas durante as oficinas de audiovisual, em que os alunos dividem as funções de atuação, produção, direção, edição etc. 
Segundo a arte-educadora do EMCANTAR, responsável pelas oficinas de audiovisual, Aline Miguel, na ocasião, os alunos poderão aprender muito com a atriz, Luciene Andrade, que tem um vasto conhecimento na área de teatro e TV e auxiliará os estudantes a conquistarem uma postura correta diante das câmeras. 
Porém, mais do que isso: “O workshop é também uma oportunidade para melhorar a interação social entre os estudantes e pode ajudá-los a desenvolver uma postura diante dos desafios do dia-a-dia dentro da escola e em sua comunidade”, diz Aline.
Para a aluna Lorrayne Lopes, o workshop é um incentivo para melhorar sua atuação nos vídeos. “Tenho um pouco de timidez na frente das câmeras, mas tenho certeza que, com o workshop, vou melhorar bastante”, diz a jovem de 14 anos que participa das oficinas de audiovisual.

Sobre o Projeto Tecnologia Escutatória
As oficinas de audiovisual fazem parte do Projeto Tecnologia Escutatória, que atende no total 240 alunos da rede pública de ensino, em sua maioria do setor leste de Uberlândia (MG), sendo divididos em turmas de audiovisual e criação literária. As oficinas de audiovisual acontecem as terças, quartas e quintas das 08h30 às 10h30 e das 14h às 16h, no Clube Cesag, bairro Alvorada. São desenvolvidas pelo EMCANTAR, em parceria com o Programa Transforma, do Instituto Algar, por meio da lei estadual de incentivo à cultura de Minas Gerais. O resultado do trabalho será apresentado publicamente em uma mostra de vídeos no final do ano e também poderá ser conferido no blog www.tecnologiaescutatoria.blogspot.com.br

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 24 cidades, 70 escolas, 3.400  alunos, 200 educadores e a participação voluntária de 800 associados da Algar. (*Dados referentes a 2014). Dentre eles, o Programa Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental e médio realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.

Sobre o EMCANTAR
É um grupo que há 18 anos trabalha com Arte e Educação. Em sua vertente artística, já lançou cinco álbuns: EMCANTAR (1999), MUTIRÃO (2003), PARANGOLÉ (2009), ESCUTATÓRIA (2012) e ENTREDENTES (2013). Realizou mais de 800 apresentações para mais de 250 mil pessoas de diversas cidades do Brasil. Na área educacional, vem desenvolvendo de forma excepcional projetos de formação em artes, cultura e meio ambiente, através dos quais já envolveu mais de 30 mil pessoas, especialmente, educadores, crianças e adolescentes de regiões periféricas. Acesse: www.emcantar.org

Serviço:
O quê: Workshop de Expressão Cênica para 120 alunos
Quando: 26, 27 e 28 de Maio – das 08h30 às 10h30 e das 14h às 16h
Onde: Clube Cesag – Rua Maria Augusta de Moraes, nº 04 – bairro Alvorada – Uberlândia (MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog