22 de abril de 2015

Centenas de crianças iniciam atividades artísticas em Uberlândia

Atendimento em projetos sociais de arte educação foi ampliado. Cerca de 500 crianças participam neste ano de oficinas de criação literária, audiovisual e artes cênicas, desenvolvidas pelo EMCANTAR, no bairro Alvorada.
 
Foto: Douglas Luzz
Mais um ano de muito aprendizado está começando para as crianças e adolescentes dos bairros Morumbi, Alvorada, Joana Darc, Esperança, Celebridade, Dom Almir e Aclimação. São as oficinas de criação literária, audiovisual e artes cênicas, desenvolvidas pela Associação EMCANTAR no Programa Transforma, que estão de volta com novidades e avanços.

“Fazer mais vídeos, aprender muito mais. Era só nisso que eu pensava dias antes da volta do projeto. Até que enfim voltou! Espero que esse ano seja muito produtivo", expressou Vitória Moura, de 14 anos, que já participava de oficinas de audiovisual no ano passado e, neste, terá a oportunidade de dar continuidade ao seu aprendizado.

De acordo com a coordenadora dos projetos, Ana Carolina Ferreira, o número de crianças e adolescentes atendidos nos projetos sociais de arte educação que acontecem no contra turno escolar no Clube Cesag dobrou. “Nas oficinas de audiovisual, criação literária e artes cênicas, que são realizadas de segunda a sexta, serão cerca de 500 participantes. Dessa forma, conseguiremos dar continuidade ao aprendizado que muitas crianças já estavam tendo, e também ampliar esta oportunidade para outros alunos”, comentou a coordenadora.

Oficinas de Audiovisual
Cerca de cem alunos já estão vivenciando e produzindo cinema. Além das oficinas semanais, eles participarão de workshops de cinema e expressão cênica, com profissionais gabaritados da cidade. O resultado poderá ser conferido no blog www.tecnologiaescutatoria.blogspot.com.br e será apresentado publicamente em uma mostra de vídeos no final do ano.

Oficinas de Artes Cênicas
Cerca de 240 alunos já começaram as atividades de vivência e produção artística que irão resultar em espetáculos inéditos que serão apresentados em 15 escolas públicas de Uberlândia no segundo semestre deste ano. Além disso, um grande espetáculo aberto à comunidade será preparado para apresentação no evento ‘Alvorada Cultural’, em Novembro.

Oficinas de Criação Literária
Cerca de cem alunos já “colocaram a mão na massa” para a produção e lançamento de um novo livro no final do ano. Eles terão também oportunidade de participar de workshops de escrita literária e ilustração com profissionais referendados de Uberlândia, e ainda participar de vários passeios culturais.

Mais sobre EMCANTAR
É um grupo que há 18 anos trabalha com Arte e Educação. Em sua vertente artística, já lançou cinco álbuns: EMCANTAR (1999), MUTIRÃO (2003), PARANGOLÉ (2009), ESCUTATÓRIA (2012) e ENTREDENTES (2013). Realizou mais de 700 apresentações para mais de 250 mil pessoas de diversas cidades do Brasil.
Na área educacional, vem desenvolvendo de forma excepcional projetos de formação em artes, cultura e meio ambiente, através dos quais já envolveu mais de 30 mil pessoas, especialmente, educadores, crianças e adolescentes de regiões periféricas. Para saber mais, acesse: www.emcantar.org

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 24 cidades, 70 escolas, 3.400  alunos, 200 educadores e a participação voluntária de 800 associados da Algar. (*Dados referentes a 2014). Dentre eles, o Programa Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental e médio realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog