16 de abril de 2015

16 de Abril: Dia Mundial da Voz

Você tem cuidado bem de sua voz? A cantora e diretora do CANTE, Daniela Borela, dá algumas dicas para evitar problemas e preservar a saúde da voz.
 
Daniela Borela
Imagine um dia todo sem dizer sequer uma palavra. Difícil? Talvez, porque entre todas as tarefas realizadas ao longo do dia a fala é uma das mais frequentes. Seja em casa, no trabalho, na escola ou em qualquer lugar estamos em constante comunicação.
Porém, mesmo sendo algo tão essencial, o cuidado com a voz muitas vezes é negligenciado. Neste próximo dia 16 de Abril, comemora-se o Dia Mundial da Voz, uma ótima data para lembramos da importância que ela possui em nossa vida.
Segundo a cantora e diretora do CANTE – Centro Artístico e Núcleo Terapêutico, Daniela Borela, as precauções para conseguir uma boa saúde vocal devem ser tomadas por toda a população e não são destinadas apenas aos cantores ou outros profissionais que têm a voz como objeto de trabalho.
Ela explica que alguns cuidados auxiliam na prevenção de problemas como rouquidão, fendas e nódulos vocais. “Para manter uma boa saúde vocal é preciso dormir bem, cuidar da alimentação e descansar a voz após períodos intensos de fonação. A hidratação a partir da ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia é imprescindível. O ideal é carregarmos uma garrafa de água conosco e irmos tomando várias vezes ao longo do dia”, sugere a diretora do CANTE, que é responsável pela preparação vocal de diversos grupos artísticos importantes de Uberlândia (MG) e região.
Segundo Borela, é fundamental o descanso e o exercício vocal na medida certa: “É preciso observar a intensidade da fala e evitar excessos. Muitas vezes a pessoa fala muito alto, rápido, não articula bem as palavras, conversa em ambientes com muito barulho, o que acaba criando uma competição sonora que é prejudicial. A consciência das características e limites da própria voz é importante para evitar danos às pregas vocais, lembrando que cada voz é singular, devendo ser observada com cuidado para a adequação das práticas que a envolvam”, acrescenta.
Outros fatores que também prejudicam a saúde da voz é o uso de cigarro, bebidas alcóolicas e drogas, além da negligência à presença de sintomas que não são tratados com agilidade e resultam em diversas doenças. “Às vezes a pessoa apresenta uma fadiga vocal, uma rouquidão e passa vários dias, até meses, sem procurar atendimento médico”, ressalta a cantora.

A voz como ferramenta de trabalho
Ainda de acordo com Daniela Borela, a atenção deve ser redobrada para aqueles que utilizam a voz como ferramenta de trabalho: cantores, palestrantes, professores, comunicadores, etc.
Além de todos os cuidados já descritos acima, exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal ajudam a preparar a voz para uma atividade profissional. Exercícios de alongamento, respiração, articulação e ressonância devem fazer parte dessa rotina de trabalho.
“Para a realização destes exercícios, é importante a orientação de um profissional. A saúde vocal de uma pessoa que tem a voz como instrumento de trabalho deve ser monitorada com o amparo de um otorrinolaringologista, um fonoaudiólogo e um preparador vocal ou professor de canto, no caso do profissional que atua na área artística”, pontua Borela.

Mais sobre o CANTE
Dirigido pela cantora e professora de música, Daniela Borela, o CANTE – Centro Artístico e Núcleo Terapêutico tem a proposta de atender profissionais da música, mas também pessoas em geral que apreciam e querem se beneficiar dos efeitos. No CANTE, pessoas de todas as idades, encontram, além de aulas de Canto, Violão, Teclado e Percussão, atividades extras como oficinas e palestras relacionadas a diversas modalidades artísticas, e encaminhamento para profissionais de saúde, como fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas, visando um aprimoramento musical mais completo e seguro.

Serviço:
CANTE – Centro Artístico e Núcleo Terapêutico
Contato: cante.contato@gmail.com / (34) 8411-5706 / 8811-7627
Acesse: www.facebook.com/cante.arte e www.danielaborela.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog