11 de fevereiro de 2015

Arroz Carreteiro: além de gostoso, é prático e nutritivo

Confira a receita do bar e restaurante Quintal da Dê.

Douglas Luzz

De origem gaúcha, o Arroz Carreteiro surgiu da necessidade dos mercadores ambulantes, conhecidos como Carreteiros, que atravessavam os pampas do Rio Grande do Sul em carretas puxadas por bois, terem uma opção de comida prática e nutritiva.
A carne-de-sol ou charque, ingrediente principal do prato, era uma das mercadorias vendidas pelos Carreteiros, e passou a servir de alimento por ter uma fácil conservação e alto teor nutritivo.
Hoje, o Arroz Carreteiro tornou-se um prato tipicamente brasileiro, apreciado no país inteiro, e por isso mesmo está no cardápio do bar e restaurante Quintal da Dê, que dá a dica de como prepará-lo:

Ingredientes:
500g de charque ou carne-de-sol
1 cebola média
½ maço de cebolinha verde
½ pimentão verde
1 cubo de caldo de carne
4 copos (americano) de arroz
4 tomates sem pele
Sal
Alho
Óleo
Queijo ralado

Modo de preparo:
Desfie o charque. Coloque numa panela com água para ferver. Depois de ferver, lave bem em água fria, escorra e reserve. Em uma panela, de preferência de ferro, frite a cebola bem picadinha e o pimentão. Junte o charque, a cebolinha e o alho, e deixe fritar mais um pouco. Coloque os tomates picados e, em seguida, o arroz. Refogue e junte água o suficiente. Acrescente o caldo de carne e corrija o sal. Não deixe o arroz secar totalmente, pois o gostoso é deixá-lo suculento. Por último, junte o queijo ralado. No Quintal da Dê, o Arroz Carreteiro é servido com couve refogada e pururuca. Você pode servi-lo também acompanhado de um bom vinho tinto.

Serviço – www.quintaldade.com.br
Horário de funcionamento:
Terça a quinta: 17h às 23h30
Sexta e sábado: 17h a 00h
Domingo: 12h às 15h
Endereço: Av. Francisco Galassi, 790 – Morada da Colina
Telefone: 34 3225-7004 (DELIVERY)
Para eventos empresariais: 8872-2775 / 9296-3458

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog