1 de dezembro de 2014

Crianças do ‘Canto Teatro e Percussão’ irão apresentar-se no Alvorada Cultural

Projeto foi indicado recentemente à 4ª edição do Prêmio Anu, idealizado pela CUFA (Central Única das Favelas).
Foto: Douglas Luzz

O maior evento cultural do setor leste de Uberlândia acontecerá no próximo dia 06 de dezembro no bairro Alvorada. Trata-se da sétima edição do Alvorada Cultural, que é na verdade uma grande tarde de cultura e lazer promovida pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“Nesta edição, contaremos com muitas atrações, espetáculos, brincadeiras e serviços oferecidos à comunidade. Esperamos todos para este grande evento que realizamos anualmente com muito carinho”, diz Ana Paula Rabelo, coordenadora geral do EMCANTAR.
Uma das atrações do evento será o espetáculo produzido pelas crianças do Projeto Canto, Teatro e Percussão. Segundo a coordenadora das oficinas do Projeto, Ana Lopez, a ideia do espetáculo surgiu ainda no início do ano, quando aos meninos foi apresentada a obra Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino, na qual o Viajante Marco Polo conta histórias de cidades imaginárias para o imperador Kublai Khan.
“O diálogo fantástico entre os personagens despertou nos participantes do Projeto a vontade de recontar as histórias apresentadas. Histórias, cenas e músicas começaram então a compor um divertido roteiro, no qual os meninos quiseram falar sobre sonho e imaginação”, conta Lopez.
Durante as oficinas do Projeto, que acontecem semanalmente, foram promovidas diversas atividades de apreciação de obras e conteúdos musicais, vivência de jogos teatrais, danças e ritmos de manifestações populares como Congada, Coco, Cavalinho e Moçambique. “Além disso, a meninada teve contato com outros grupos teatrais da cidade, o que os deu a oportunidade de ampliar ainda mais seu olhar estético e a pensar o espetáculo que será apresentado no Alvorada Cultural de forma mais cuidadosa”, enfatiza a coordenadora das oficinas.

Outras atrações
No Alvorada Cultural deste dia 06 de dezembro, haverá ainda diversas outras apresentações artísticas de projetos sociais realizados no Programa Transforma. São eles: Projeto Parangolé com Crianças; Projeto Tecnologia Escutatória com lançamento de Kit com Livro e DVD; Projeto Orquestra Jovem; e outras atrações como a apresentação da peça ‘Alibabá’ com o grupo de teatro Trupe de Truões;  alunos da ICASU e a Banda Ab´surdos; além de brincadeiras, sorteios e tendas de serviços comunitários.

Mais sobre ‘Oficinas de Canto, Teatro e Percussão’
“Oficinas de Canto, Teatro e Percussão” é um projeto social de arte-educação com foco na vivência e criação em linguagens artísticas integradas a partir da realização de oficinas semanais com cerca de 30 crianças e adolescentes alunos de escolas públicas do setor leste de Uberlândia-MG. É apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Algar, realizado pelo EMCANTAR em parceria com o Programa Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Recentemente, o Projeto foi indicado à 4ª edição do Prêmio Anu. Idealizado pela CUFA (Central Única das Favelas), o prêmio tem como principal objetivo destacar ações de toda natureza desenvolvida dentro de favelas de todo o país, que contribuam para o desenvolvimento humano e social desses espaços.

Serviço:
O quê: Alvorada Cultural
Quando: 06 de dezembro - 16h
Onde: Clube Cesag – Rua Maria Augusta de Moraes, nº 04, bairro Alvorada, Uberlândia 
Entrada franca
Acesse: www.emcantar.org e www.tecnologiaescutatoria.blogspot.com

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 20 cidades, 130 escolas, 4 mil alunos, 300 educadores e a participação voluntária de 640 associados da Algar. (*Dados referentes a 2013). Dentre eles, o Programa Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental e médio realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog