26 de novembro de 2014

‘Alvorada Cultural’ já tem data definida

Tarde de cultura e lazer em Uberlândia contará com diversas atrações gratuitas, entre as quais espetáculo inédito do Projeto Parangolé com Crianças.


Divulgação 

A sétima edição do ‘Alvorada Cultural’ está marcada para o dia 06 de dezembro e será realizada, como já é tradição, no CESAG. A expectativa é grande por parte da população do setor leste, já que este é um dos poucos eventos que se propõe a levar cultura e lazer para esta região. 
“A gente espera ansiosamente pelo evento. Sempre chamo minha família inteira para participar porque é muito bom e não dá para perder!”, afirma dona Cleusa Maria, que mora no bairro Morumbi.
Neste ano, a programação conta com diversas atrações. Uma delas é a apresentação de um espetáculo inédito do ‘Parangolé com Crianças’, um projeto social realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que promove oficinas de arte e educação com foco em canções e brincadeiras populares, para crianças das escolas públicas da região.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Projeto, Ana Carolina Ferreira, o Parangolé com Crianças e as crianças que o integram serão os anfitriões do Alvorada Cultural deste ano.
“Os participantes, que tem entre 6 a 10 anos, passaram o ano todo fazendo o que mais gostam: brincar. No projeto, são estimuladas a contar, vivenciar e recriar as brincadeiras de rua que fazem parte de seu cotidiano. Além disso, elas conhecem brincadeiras que fizeram parte da infância de outras gerações, em um ciclo de tradição e renovação do patrimônio imaterial da nossa região”, conta Ferreira.


No palco, brincadeiras viram espetáculo

Agora, as brincadeiras do Projeto Parangolé com Crianças transformaram-se em espetáculo repleto de canções que será apresentado para familiares, amigos e toda a comunidade no Alvorada Cultural.
“O medo foi transportado para o universo lúdico e resultou numa ideia de roteiro: uma bruxa malvada, que gosta de proibir tudo o que é divertido, tem sua maldade falida pelo canto e peripécias dos meninos. Essa bruxa (que representa todos os “nãos” que a criança recebe de um adulto, seja na escola ou na família) não tem outra opção a não ser a de se aliar a seus inimigos, entrando na brincadeira”, adianta Ferreira.
Para fazer bonito para o público, as crianças estão ensaiando semanalmente e organizando uma surpresa bem colorida no figurino.


Mais novidades...

Ao longo do Alvorada Cultural, haverá também apresentações artísticas de outros projetos sociais, como o ‘Canto, Teatro e Percussão’; e lançamento de Kit com Livro e DVD do Projeto Tecnologia Escutatória, além de tendas de serviços comunitários e culturais.

Serviço:
O quê: Alvorada Cultural
Quando: 06 de dezembro às 16h
Onde: Clube Cesag – Rua Maria Augusta de Moraes, nº 04, bairro Alvorada, Uberlândia 
Entrada franca
Acesse: www.emcantar.org e www.tecnologiaescutatoria.blogspot.com


Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 20 cidades, 130 escolas, 4 mil alunos, 300 educadores e a participação voluntária de 640 associados da Algar. (*Dados referentes a 2013). Dentre eles, o Programa Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental e médio realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog