1 de setembro de 2014

Alunos de projeto social de arte e educação preparam kit multimídia

Produções realizadas nas oficinas de criação literária e audiovisual resultarão em livro e DVD.

Projeto Tecnologia Escutatória
Os adolescentes do projeto Tecnologia Escutatória chegaram agora ao momento mais esperado de todo trabalho realizado até aqui: produzir o “Kit Tecnologia Escutatória”, que será composto por um livro e um DVD.
A partir dos processos de estímulo, criação e produção desenvolvidos por meio da Tecnologia Escutatória, os alunos estão produzindo textos, ilustrações e vídeos, que também podem ser acessados em http://tecnologiaescutatoria.blogspot.com.br/
Aline Miguel, oficineira do Projeto, afirma que o kit, com as seleções das produções realizadas durante as oficinas, é o produto mais esperado por todos. “O Kit é o produto principal resultante das oficinas realizadas semanalmente com alunos da periferia de Uberlândia (MG)”, afirma Miguel.
Ainda segundo ela, durante a produção dos curtas-metragens que irão compor o DVD, os participantes das oficinas se preocupam com aspectos que vão desde a criação de roteiro até a montagem de cenários e figurinos. “Trata-se de um processo completo de criação”, conta.
As produções de audiovisual realizadas pelos alunos até agora versaram sobre vários gêneros do Cinema. “Destaco um dos vídeos produzidos que se refere aos anos 60. Toda sua construção foi baseada em pesquisas sobre a terminologia das gírias dessa época, as expressões e a moda”, acrescenta Miguel.
Já o livro, que compõe o Kit e é resultado das oficinas de literatura, trará histórias individuais e coletivas contadas através de poesia, além de várias ilustrações.
Segundo Aline Caixeta, uma das responsáveis pelas oficinas de literatura do Projeto, textos diversos, em formatos e conteúdo, foram inventados e reinventados em uma brincadeira com as palavras.
“Os alunos apresentam uma enorme naturalidade em trabalhar com a linguagem poética. Não têm medo de poesia. Têm, na verdade, um olhar poético para o cotidiano e o reconfiguram a partir da poesia”, conta Caixeta.

Tecnologia Escutatória
O projeto Tecnologia Escutatória é realizado pela Associação EMCANTAR, por meio da lei de estadual incentivo à cultura, com apoio do Instituto Algar, em parceria com o Programa Transforma, ONG CASA, Escola Estadual do Jardim Ipanema, e municipais, Hilda Leão Carneiro, Profª Irene Monteiro Jorge e Dr. Joel Cupertino Rodrigues.
As oficinas do Projeto acontecem com dezenas de alunos de escolas públicas do setor leste de Uberlândia (MG). O foco é o desenvolvimento de habilidades e competências humanas com estímulo à arte e educação.
Todo o trabalho é baseado na Tecnologia Educacional Escutatória, fruto de 17 anos de experiência e vivência do EMCANTAR em uma das suas áreas de atuação, que é a formação educacional por meio da arte. Acesse www.emcantar.org e faça download gratuito da Tecnologia Escutatória, que pode ser utilizada em escolas, empresas e organizações.

Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 20 cidades, 130 escolas, 4 mil alunos, 300 educadores e a participação voluntária de 640 associados da Algar. (*Dados referentes a 2013). Dentre eles, o Programa Transforma que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental e médio realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog