26 de maio de 2014

Participantes de projeto social de arte-educação fazem passeio cultural nesta semana

Eles irão visitar o Parque Gráfico da Algar Mídia e o Museu Municipal de Uberlândia.

Entre os dias 27 e 29 de maio as crianças e os adolescentes integrantes do projeto Tecnologia Escutatória farão passeios culturais na cidade de Uberlândia.
De acordo com a coordenadora do Programa Transforma, do qual o projeto faz parte, Ana Carolina Ferreira, as turmas de Literatura farão visitas nos dias 27 e 28, das 9h às 10h, ao Parque Gráfico da Algar Mídia, com o objetivo de conhecer o processo de produção gráfica de jornais e revistas e presenciar a transformação das letras do computador para o papel.
Foto: Douglas Luzz
O passeio também permitirá o contato direto com jornalistas, editores e com o próprio maquinário. “Estas crianças irão lançar em breve um livro. Por isso, entender o processo de produção desde a criação até a impressão será uma experiência enriquecedora”, destaca Ferreira.
Já as turmas de Audiovisual visitarão o Museu Municipal de Uberlândia nos dias 27 e 29 de maio, das 8h30 às 9h30, para conhecerem a exposição “Memórias: o prazer de servir à mesa”. Uma sala de épocas foi criada no museu, a “Sala de Memórias”, onde através da oralidade, são registradas experiências do cotidiano vividas no passado.
“Muitos hábitos antigos como modos de receber à mesa e objetos como louças, talheres e bules serão lembrados na visita. Para as crianças, a visita permitirá conhecer alguns hábitos e objetos que compõem o patrimônio imaterial da nossa cidade”, pontua a coordenadora.
Os passeios têm como objetivo a ampliação do repertório cultural dos participantes do projeto, que por sua vez tem como foco o desenvolvimento de atividades de arte e educação como forma de expressão artística e ação comunitária cidadã.

Tecnologia Escutatória
O projeto Tecnologia Escutatória é realizado pela Associação EMCANTAR por meio da lei estadual de incentivo à cultura de Minas Gerais, com apoio do Instituto Algar, em parceria com o Programa Transforma, ONG CASA, Escola Estadual do Jardim Ipanema e municipais Hilda Leão Carneiro, Profª Irene Monteiro Jorge e Dr. Joel Cupertino Rodrigues. As oficinas acontecem as terças, quartas e quintas-feiras nos turnos matutino e vespertino no Clube Cesag. Acesse o blog: www.tecnologiaescutatoria.blogspot.com.br
Foto: Doulas Luzz
Sobre o Instituto Algar
A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 20 cidades, 130 escolas, 4 mil alunos, 300 educadores e a participação voluntária de 640 associados da Algar. (*Dados referentes a 2013). Dentre eles, o Programa Algar Transforma, que atende 09 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental e médio realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog